terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Depoimentos cursistas Gestar II

Professora Eunice





"A experiência que adquiri com os estudos continuados de Língua Portuguesa no Gestar II é de suma importância para o meu convívio escolar. Posso dizer que através desses estudos tenho vivenciado práticas pedagógicas que podem favorecer meu trabalho de forma bastante eficaz, ajudando a reavaliar e redirecionar quando necessário, meus conhecimentos e minhas práticas para melhor atingir meus objetivos no trabalho com os meus alunos, de forma que venha acontecer a aprendizagem".



Professora Dellker


“Sem dúvida, o Gestar foi muito importante para meu crescimento profissional, muito do que aprendi na universidade, tive a oportunidade de rever em cada TP”.

“O que eu mais gostei no Programa Gestar é que estudamos a teoria, a colocamos em prática e socializamos com reflexões no grupo de Cursistas e com a Formadora, nos momentos das oficinas”.
“Acredito que o Gestar é muito mais que um simples cursinho de formação continuada e nós só ganhamos com ele: alunos, Professores Cursistas, Professora Formadora. Conhecimento nunca é demais”.



Professor Valdeire






“A princípio iniciamos a formação do Gestar, quase que por determinismo da Secretaria de Educação, mas com o passar dos encontros, após estudos e atividades realizadas com os alunos, essa visão “obrigatoriedade”, foi sendo substituída pelo valor do aprendizado entre os três elementos beneficiados: Professora Formadora, Professores Cursistas e Alunos”.
“O material do Gestar de modo geral é excelente, e supera o conteúdo de muitos cursos de Pós-Graduação”.


“Quanto a mim, autodeclaro, “amigos das palavras”, e procuro repousar com elas todas as noites, degustando um bom bocado todas as manhãs para sentir-me saciado até o encontro noturno. E nesse Programa não foi diferente, viajei em cada veículo condutor do saber e lancei gotículas de conhecimento a todo sedento que encontrei”.
“Para os alunos, durante a formação do Gestar, nunca houve situação melhor para pesquisa, discussão e produção de texto. Estão maravilhados por aprenderem tanto em tão pouco tempo e descobrir que ler e escrever é mais suave do que imagina. Mas isso, quando se prepara bem as atividades”.








Professora Andréia







Professora Núbia

“Com o Gestar, aprendemos e descobrimos uma motivação inovadora para trabalhar com nosso aluno”.
“Vimos e sentimos que se trata de um trabalho sério, sistemático, com organização e articulação, desde o gerenciamento até o trabalho concreto dos Formadores junto aos Cursistas e objetivação com o planejamento e aplicação prática lá na sala de aula”.

“No decorrer da formação, nos sentimos totalmente à vontade com a nossa orientadora Professora Erenil que teve muita paciência e dedicação com cada Cursista e a formação muitíssimo boa e elevou nossos conhecimentos.



Professor Robson

“O programa gestar busca a valorização professor/aluno, num constante processo de aprendizagem permeado pela teoria/prática. Nesse processo eu e meus alunos aprendemos muito sobre a Língua Portuguesa. Precisamos sim de uma continuidade onde possamos discutir e refletir sobre teoria/prática”.




Professora Sueele



“Se as nossas metas são educação é transformação, não nos resta outra alternativa, devemos romper paradigmas, mudar nossa concepção, mudar nossa prática, e isso é construir uma nova escola. E é essa meta que conquistamos na formação do gestar II, o qual, não foi apenas mais um curso, mas sim, uma qualificação para grandes mestres”.



Professora Suely



“O Gestar foi uma formação que veio como um meio de efeito positivo na nossa formação, na melhoria da qualidade da atuação profissional”.
“A metodologia utilizada, respalda o desempenho docente, principalmente pelas atividades que evolveram a troca de experiência entre Formadora e Professores Cursistas e isso nos possibilitou uma reflexão mais sistematizada”.
“O Gestar II serve de apoio às discussões e ao desenvolvimento do projeto educativo nas escolas, à reflexão sobre a prática pedagógica e o planejamento das aulas, à análise e seleção de materiais didáticos”.
“Uma formação continuada pensada como o Gestar, deve vir para ficar e não só para deixar sua marca, pois foi um estudo de grande ajuda e deve ser respeitado. Por isso, é que digo: Valorizar o que é bom; Permanecer o que ajuda; Dar apoio ao melhor”


Professora Cipriana


“Assim que nos informaram do programa gestar II, confesso que não fiquei muito animada, porque ultimamente os cursos que vem para nós não trazem novidades, é sempre uma mesmice, e pensei, mais um curso para nos enrolar. Porém, me enganei, a nossa formadora desde o início, mostrou que estava disposta a não brincar e sim, levar a sério a proposta do programa”. “Nossa formadora não mediu esforços para nos orientar e na medida do possível tirava nossas dúvidas”. “Aprendi muito nas oficinas com as experiências trazidas pelos colegas, todos os professores cursistas participavam e era sempre muito prazeroso esses momentos. Neles, ficava motivada a trabalhar outras atividades além daquelas que já havia trabalhado com meus alunos, por achar de suma importância”. “Com a formação do gestar, me sinto mais preparada como profissional, mas sei que não devo parar por aqui, e sim, buscar sempre a cada dia”.





Professora Dirce









“Com as atividades do Gestar, hoje percebo que o aluno participa de forma mais espontânea, isso para mim, é muito gratificante, saber que plantei a semente, encontrei água para regá-la e agora aos poucos comecei a colher os frutos. É maravilhoso!!!”.






































































Um comentário: