segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Oficina e práticas TP 6 unidades 21 e 22

Professora Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres -MT- Pólo Tangará da Serra
Data: 12/09/2009

A argumentação e o Processo de Produção Textual em discussão: reflexão nas práticas pedagógicas.


No dia 12 de setembro, Sábado, período matutino, o grupo de professores cursistas e a professora formadora reuniram-se para discutirem e refletirem juntos alguns aspectos do trabalho com a argumentação e o Processo de Produção Textual: Planejamento e escrita.
O grupo tem demonstrado muito interesse e envolvimento nas oficinas e isso nos estimula para a continuidade do trabalho. Iniciamos nosso encontro com uma mensagem de Rubens Alves, “O ato de educar”. Nesse momento, procuramos pensar um pouco em relação à idéia que a mensagem nos passa. Assim direcionei uma discussão acerca do ato de educar no sentido de levá-los a perceber que ele perpassa o trabalho com o desenvolvimento das habilidades e competências no processo ensino-aprendizagem.
Após essa reflexão, passamos a discutir os objetivos das unidades em estudo. Daí, retomamos o conceito de argumentação de forma geral, baseado nos autores citados na TP, assim como outros, citamos abordagens trazida por KOCH , I. G. V. (Discurso e Argumentação. Argumentação e Linguagem, 1984), (A articulação entre orações, 1995), (O texto e a construção de sentidos,1997). Após essa sistematização, propus a realização da leitura do texto “Argumentação” do “Ampliando nossas referências”- Adaptado de Platão e Savioli, F &Fiorin, J.L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996. Em grupo, fariam algumas abordagens voltadas para essa leitura com base nas questões propostas. Essa atividade tinha como objetivo levá-los a refletir sobre o aspecto da argumentação e perceber como são construídos os tipos de argumentação. Fizeram e socializaram para os demais, assim foi-se consolidando o conceito e a importância desse na produção de textos argumentativos.
Ainda dando sequência, para ficar mais claro toda essa discussão sobre argumentação, destacamos em slide alguns aspectos das unidades em estudo, sempre exemplificado com as atividades trazidas pela TP. Nesse momento, exploramos bem a importância de um planejamento em todas as ações pedagógicas, principalmente quando o assunto é a leitura e escrita (a produção de texto), ou seja, toda uma sequência didática. Assim, os cursistas puderam perceber que toda e qualquer atividade deve passar por um criterioso planejamento .
Em outro momento da oficina, os cursistas receberam orientação e encaminhamento da atividade da oficina das páginas 219, 220 e 221, no sentido de desenvolver uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em “O imaginário cotidiano”, o texto “Espírito Carnavalesco”. Baseado no estudo realizado, deveriam desenvolver um fechamento do texto, de forma que percebam as perguntas que podem ser feitas nesse processo de construção, anotando todos os elementos de planejamento e revisão durante a escrita. Devem socializar o texto e toda as anotações da etapa de construção do mesmo. Também devem pensar numa possibilidade da utilização desse texto em suas salas de aula, sempre pensando nos procedimentos a utilizar. Mas a socialização dessas atividades ficou para outro momento, uma vez que o tempo das oficinas acaba sendo pouco em função da riqueza que é toda a discussão proposta em cada uma delas, e por entender que uma atividade de planejamento requer um tempo maior para que essa seja bem pensada e preparada.
Nesse momento da oficina, passamos as nossas reflexões para a socialização das práticas desenvolvidas pelos cursistas em suas salas.
Houve aplicação das seguintes atividades: Página 23, partindo de um assunto de interesse dos alunos, em grupo cada um deveria definir a tese e quais argumentos usariam para comprová-la. Nessa atividade, teve destaque a desenvolvida pela professora Dirce. A referida cursista trabalha em uma escola rural e seus alunos têm pouco acesso a material de leitura. Por isso, para ajudar seus alunos, procurou levar para essa aula sugestões de vários assuntos utilizando recortes de revistas, jornais, textos publicitários (esses foram trazidos de forma bem expressiva com a linguagem verbal e não verbal), para que eles pudessem escolher um desses e assim produzir a argumentação para defender a tese escolhida. Esse trabalho ficou muito interessante, percebe-se pelas produções escritas, que utilizaram bem a questão da argumentação.
Outra aplicação foi da página 54, a partir de algumas sugestões de tema (tese), os alunos deveriam elaborar alguns textos argumentativos. Nessa atividade, a professora Sueli, extrapolou o que foi sugerido. Partiu de um projeto da escola (Projeto horta), para, a partir daí, propor a elaboração do texto argumentativo em que os alunos defenderiam com argumentos convincentes a importância dos alimentos da horta para a manutenção de uma boa saúde. Os alunos se envolveram e a produção dos textos ficou bem interessante, podemos perceber isso na leitura de algumas dessas produções no momento da socialização na oficina.
Essa aplicação teve um bom número de cursistas envolvidos. Propuseram desenvolver a mesma atividade com sua turma, a da página 91. Essa deveria ser uma atividade de escrita antecedida por uma de planejamento, os alunos teriam que defender um ponto de vista baseado num evento que marcou sua vida. Nessa atividade tiveram participação das professoras Andréia, Eunice, Núbia e Robson. Para essa atividade, segundo os professores, foi muito importante a sequência de perguntas elaboradas pelo professor para ajudar o aluno em sua produção textual: “a sequência de questionamentos é muito importante para essa construção”. Todas as colocações dos professores foram positivas, mas gostaria de destacar o trabalho desenvolvido pela professora Eunice que conseguiu fazer com seus alunos percorressem todas as etapas de construção e seus alunos puderam rever seus textos por várias vezes até que o mesmo tivesse bom, contemplando os elementos essenciais num texto.
No momento de avaliação, os relatos em relação a formação continuada do Gestar é bem positiva, o que no início era tido como uma certa imposição, hoje há um envolvimento por prazer no programa, os cursistas procuram cumprir com todas as orientações repassadas a eles e a cada encontro nas oficinas. Isso fica claro nas colocações feitas. Há um pedido de continuidade de acompanhamento para que as discussões possam ser retomadas no próximo ano e que outras atividades venham a ser desenvolvidas com os alunos e que essas tivessem um momento para discuti-las numa oficina de formação.
Ainda, voltei a destacar a importância da leitura dos textos do Ampliando Nossas Referências e a realização das atividades. Também a realização de algumas leituras sugeridas. Para aprofundamento, Indiquei o livro “A arte de argumentar” de Suárez Abreu.
E para finalizar, agradeci a presença e envolvimento de todos e encaminhei o estudo para próxima oficina: O processo de produção textual: revisão e edição, Literatura para adolescentes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário