quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Relatório Reflexivo Unidades 13 e 14 Tp 4

Professora Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres-MT Pólo: Tangará da Serra
Data: 13/06

SOMOS TODOS LETRADOS????

Nosso encontro quinzenal Gestar II/2009 aconteceu no último dia 13 de junho, nas dependências da Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda, das 7:00 às 11: horas.
Nosso primeiro momento, como de costume, iniciou com a apresentação de uma mensagem em Slide: “Professores Apaixonados”. A partir dela podemos refletir, que mesmo diante de tantos contratempos em relação a nossa profissão, continuamos na luta, firmes e apaixonados pelo que fazemos e cada avanço do nosso aluno, por menor que seja, para nós é motivo de alegria. E é por isso que continuamos Apaixonados pela Profissão, buscando aperfeiçoar o conhecimento e sempre procurando dar o melhor de nós.
Como o nosso foco de estudo seria voltado para os Processos de Leitura e Escrita: Leitura/Alfabetização e Letramento/ Cultura, voltamos nossas reflexões para os seguintes questionamentos direcionados aos cursistas: No processo de alfabetização, o professor deve só ensinar letras, sílabas e freses??? Como você pensa que pode ser as aulas de língua, após o estudo das unidades em foco???
Todos puderam refletir em duplas sobre os questionamentos propostos, para em seguida trazer os comentários para os demais colegas do grupo.As reflexões produzidas foram riquíssimas, o que mais me deixou feliz, é que percebi em todas as falas, a compreensão de que o processo alfabetização vai além da técnica de ensinar as letras e sílabas, a codificação e decodificação de sinais gráficos. Também, que o estudo do gestar tem propiciado uma forma diferente de direcionar o trabalho com a leitura e escrita, e que as práticas em sala tem chamado o aluno para um envolvimento maior nos estudos de linguagem.
Retomei com eles a idéia dos teóricos que abordam os conceitos estudados no TP. Sobre os conceitos de leitura/alfabetização e letramento trouxe uma fala de Magda Soares que diz o seguinte: “se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada”. Por isso, trouxe para o grupo a idéia de que a criança deve ser alfabetizada nas práticas efetivas de letramento, ou seja, o ideal é alfabetizar letrando, o que pouco tem acontecido na prática do professor, e devido a isso, a dificuldade de nossos alunos para uma compreensão mínima da prática da leitura e escrita no cotidiano.
Outra reflexão que chamei o grupo a pensar foi o seguinte: Nas aulas de língua, a ideia não é abandonar de vez o ensino da gramática, mas privilegiar o ensino da produção de textos de acordo com as situações reais em que esses são produzidos, nas interações sociais. O ensino de gramática deve tomar nova dimensão a partir de nosso estudo no gestar II.
Revimos ainda a discussão acerca dos gêneros e tipos textuais, para em seguida voltarmos ao estudo do TP, nesse momento combinamos o planejamento de uma aula, visando os objetivos de leitura trazido no estudo em foco, essa atividade ficou para outra oficina, uma vez, que os conceitos ainda estavam por se solidificarem. Para isso, sugeri aprofundamentos nas leituras, e indiquei além das bibliografias trazidas no material, um livro de Magda Soares intitulado Letramento: um tema em três gêneros, no qual a autora faz uma abordagem bem legal sobre o assunto.
Partimos para a socialização das práticas. Todos os cursistas apresentaram como conduziram seu trabalho, voltado para a escolha de um avançando na prática. Alguns trabalharam com a produção de convite, utilizando a linguagem verbal e não verbal, outros com textos informativos e assim, socializaram o relatório para o grupo, trouxeram algumas atividades dos alunos, orientados sempre para não escolherem só os melhores, mas sim de todos os níveis. Esse momento de troca é sempre enriquecedor para todos, pois cada um pode comentar, sugerir, etc.
Na parte da avaliação, apesar de todos estarem gostando e empenhados no programa e ainda, acreditar que a proposta do Gestar é muito boa, esbarram na questão do tempo entre a aplicação das atividades e as retomadas para reelaboração/reescritura dos textos com seus alunos, além das atividades da escola. Disseram até que o programa não deveria ser um por período somente de um ano, e sim, por um tempo maior. Mas estão dando o melhor de si e mesmo com todas as dificuldades estão felizes por estarem na formação continuada do Gestar.
Finalizando, foram feitos os encaminhamentos para a próxima oficina. (orientações gerais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário