quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Relatório Reflexivo Unidades 11 e 12 Tp 3

Professora Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres-MT Pólo: Tangará da Serra
Data: 30/05
















Gêneros e tipos textuais: uma questão de uso
Aconteceu no dia 30 de maio a oficina do TP3 das unidades 11 e 12 e mais uma vez quero compartilhar com os colegas educadores as nossas práticas no programa.
O início das minhas oficinas sempre acontecem com uma mensagem. Desta vez, apresentei no datashow o slide Educação e Vida e fizemos algumas reflexões. Ainda, fizemos a leitura de um texto de Rubens Alves, um artigo de opinião “ Livro que faz chorar”, levantamos alguns questionamentos salientando que nem sempre a leitura que só nos faz rir traz ensinamentos, às vezes, aprendemos muito com aquela que nos emociona, pois nos faz parar e analisar.
Com o intuito de reforçar e chamar atenção dos cursistas para a disciplina nos estudos e as horas a serem cumpridas no Programa Gestar II, retomei o quadro demonstrativo com carga horária do programa pois os mesmos têm reclamado muito do tempo disponível para se dedicar.
Após essas demonstrações foi feita a socialização das Transposições Didáticas referente ao estudo das unidades em foco, ou seja o trabalho com os tipos textuais. Nesse momento, cada cursista falou de sua atividade prática, como foi feita, as maiores dificuldades e os pontos positivos. O que mais me chamou atenção nessa socialização, foi que todos acharam ótima a atividade, mas que o tempo destinado está sendo muito pouco, principalmente para que haja a retomada e reestruturação dos textos produzidos pelos alunos. Outro aspecto, foi que a maioria optou por trabalhar praticamente com a mesma atividade por achar mais interessante para os alunos, aquela da descrição dos objetos, mas os cursistas fizeram a atividade com registros em forma de fotos, atividades recolhidas dos alunos e o relatório.
Sobre os relatórios, tenho percebido que estes estão ainda superficiais nas reflexões, mais em forma de relato mesmo, por isso, levei um texto meu no qual falo de forma reflexiva da importância da pesquisa em minha prática pedagógica, com o objetivo de fornecer a eles mais ou menos uma idéia do que seja fazer um texto reflexivo e, dessa forma, melhorar os relatórios das práticas realizadas no Gestar II.
Em outro momento, elaborei algumas questões voltadas para o estudo em pauta, e cada grupo deveria escolher três por sorteio para responder e, em seguida socializar. As questões foram sobre Texto, Gênero e Tipos Textuais.
Em seguida, assistimos a vídeos, um sobre os tipos textuais, outro com uma abordagem sobre texto, e na sequência, apresentei em Slide, algumas considerações do estudo de Marcuschi em relação aos conceitos estudados nesse TP e ainda sobre os tipos textuais, mostrei alguns tópicos do material (CFORM/UnB/MEC). Também, um pequeno resumo sobre As Concepções de Língua na Prática Pedagógica- Maria Luiza Monteiro Salles-UnB, salientando porém que é apenas um resumo, e que há aprofundamento sobre o assunto. Foi mais para chamar atenção no sentido de fazê-los pensar que toda prática pedagógica deve ser fundamentada em alguma teoria e que essas posturas refletem no fazer pedagógico de cada professor.
Para aprofundamento sobre as Concepções que fundamentam a prática do professor de Língua, indiquei o material do CFORM/UnB/MEC, Módulos de Linguagem do Curso de Pedagogia NEAD/UFMT (Neder Cavalli Neder) e TRAVAGLIA, Luiz Carlos, Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática no 1º e 2º Graus, e sobre Gêneros e Tipos Textuais, MARCUSHI, e material CFORM/UnB/MEC, e claro, além de todas as indicações que o TP traz.
Nesse momento, os cursistas receberam orientação para desenvolver a proposta de atividade da página 120, aplicabilidade dos conceitos de gêneros e tipos textuais, a partir de um texto do humorista Jô Soares, publicado em uma revista de circulação nacional (texto: Composição: O salário mínimo). O grupo que deveria argumentar no sentido do texto não se tratar de um exercício escolar, buscou pistas para justificar seus argumentos, a começar pelo autor Jô Soares, citação da constituição, oração:...mas na televisão o moço disse que só pode isso mesmo, e está acabado, classificaram quanto ao gênero: artigo de opinião com sequências argumentativas. O outro grupo também buscou pistas para classificar o texto como sendo um exercício de redação escolar, por exemplo: “o aluno cita um acontecimento no qual disse ter ficado de castigo por ter falado um nome feio diante da professora” “no final o aluno pede a professora para ser boazinha com ele e dar-lhe uma boa nota, mas também classificaram o texto como artigo de opinião com sequências argumentativas. Essa atividade foi muito interessante principalmente para pensar que, muitas vezes, é preciso um olhar mais criterioso, observador sobre o texto, pois, só assim, podemos classificá-lo e analisá-lo com mais profundidade, no nível da compreensão.
Para encerrar, fizemos uma avaliação do encontro. Nesse momento, alguns disseram que ainda tinham algumas dúvidas, principalmente em relação à classificação dos gêneros, nesse sentido, disse que com mais leitura e a prática, todos, aos poucos, teriam mais segurança, e ainda, que até os estudiosos do assunto não conseguiram fechar uma classificação por ser infinita a possibilidade dos gêneros, mas que pensassem sempre no objetivo e finalidade do texto e a predominância. Entretanto, demonstram muito interesse, e estão dispostos a buscar aprofundamento teórico sobre o assunto em discussão.
Ainda, abri o seguinte questionamento: vocês com certeza já viram falar algo sobre letramento e alfabetização. Nas próximas unidades de estudo, abordaremos esses assuntos. Procure pensar nos seguintes aspectos em relação a essas questões: Somos todos letrados nesta sala??? Vivemos num país letrado??? As respostas para essas perguntas poderão ser encontradas nas próximas unidades. Procure realizar o estudo refletindo sobre esses questionamentos.

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