quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Relatório Reflexivo Unidades 15 e 16 Tp 4

Professora Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres-MT Pólo: Tangará da Serra
Data: 27/06

MERGULHO NO TEXTO

A abertura dos nossos trabalhos nessa oficina se deu com a leitura em Slide-datashow da poesia O QUE É LETRAMENTO? de Magda Soares, como forma de rever as discussões levantadas na oficina anterior.
Refletimos sobre os objetivos das unidades e a partir daí, foi aplicada a “Metodologia dos três olhares”. Essa metodologia de análise chamada de Os três olhares pode ser aplicada à leitura dos mais diversos tipos de textos, ela permite exercitar os três momentos do pensar: a apreensão, a compreensão e a conceituação. Segundo os estudos realizados, “entender um texto é criar laços com ele”.
Dando sequência no nosso mergulho no texto, propus reflexões a partir do TP e do trabalho de Cátia Martins “Construção da Leitura e Escrita” e “Ensino da Escrita”, da mesma autora. Na medida que a discussão avançava, os cursistas se colocavam, levantavam questionamentos, e assim a compreensão acontecia.
Como parte integrante das oficinas do Gestar, os cursistas receberam orientação para o planejamento de uma sequência de aula, atividade das páginas 220 e 221 do TP. O objetivo dessa atividade é desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. Estes devem prever todas as etapas.
Após o planejamento em grupo, apresentaram em cartaz tudo o que pensaram. Abriu-se para debates, trocas de experiências entre colegas e formadora. Nesse momento, houve ampliação das idéias e cada grupo complementou as discussões do outro. Nessa troca, os cursistas compreenderam a importância de um planejamento criterioso para o sucesso das nossas práticas de leitura e escrita. O professor forma uma rede de significados, constrói andaimes, e assim, ajuda seus alunos a expressarem suas opiniões, discuti-las e escreverem, como o estudo nos mostrou. A avaliação da atividade foi muito positiva.
A partir desse momento, cada professor socializou uma atividade do Avançando na Prática. Teve aplicação das páginas 194, 195 196. Nessa o que mais chamou atenção foi de uma professora que além de explorar a temática ecologia, como o solicitado, extrapolou, foi muito além, relacionou o turismo mundial ao tema preservação do meio ambiente, e a partir disso, elaborou, juntamente com sua turma, cartões postais fazendo viagens imaginárias e fictícias pelo mundo. Houve trocas de cartões entre os alunos e segundo os depoimentos, além da aprendizagem estabelecida, se entusiasmaram e se divertiram muito. Outra aplicação, foi da página 124, explorando a idéia central do texto. Segundo as reflexões de um dos cursistas, os alunos sentiram uma certa dificuldade para entender, mas que em forma de questionamentos,a compreensão era estabelecida. Fica a certeza de que para um mergulho no texto, há as perguntas básicas a serem respondidas: O que? Onde? Por que? Para quê e para quem. Ainda houve aplicação da página 133 ( A produção do diário- meu diário). No relato de uma das cursistas, seus alunos vivenciaram a leitura de trechos de páginas de um diário, assim, puderam expressar suas idéias com mais clareza. A participação e envolvimento da turma superou qualquer dificuldade até então encontrada. Percebeu-se, dessa forma, grande avanço na aprendizagem indo além das expectativas. Uma outra cursista, que também trabalhou com o mesmo tema, pesquisou exemplos de páginas de diário com o intuito de facilitar a compreensão. A professora chama atenção dos alunos para uma época em que era muito presente na vida dos adolescentes os famoso relicários, diários e através deles, eram registrados segredos e confidências. O andamento da aula foi muito divertida, os alunos se soltaram e puderam produzir os relatos pessoais nas páginas de um diário. No decorrer da socialização dessas práticas, houve espaço para comentários e reflexões entre uma apresentação e outra, de cursista para cursista e formadora.
Na avaliação do encontro, os cursistas se posicionaram, dizendo que a retomada de teorias e a prática no Programa Gestar II está contribuindo significativamente para o crescimento profissional, e ainda, que os alunos estão sendo mais criativos e se envolvendo com prazer nas aulas de português. Em síntese, nas falas fica claro que está valendo a pena estar no processo de formação continuada. E, a cada etapa, percebe-se o envolvimento e comprometimento de todos, mesmo com todos os desafios como salas super lotadas, falta de estrutura física, material mínimo de trabalho para aplicação das práticas, pouco tempo de intervalo entre uma oficina e outra.
Para finalizar, damos as orientações gerais e encaminhamento para o estudo das próximas unidades (Estilística e Coerência Textual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário