quarta-feira, 8 de julho de 2009

Relatório Reflexivo Unidades 9 e 10 TP 3

Professora Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres-MT Pólo: Tangará da Serra
Data: 16/05



Professores cursistas passeando pelos diferentes Gêneros textuais:


Professores Cursitas: Sueele, Valdeire e Delker


Cursistas em atendimento nos Plantões Pedagógicos

Professores Cursitas: Eunice e Dirce


Professores Cursistas: Suely, Núbia e Robson

Professores Cursistas: Rosevânea e Josiane


Professores Cursistas: Dirce e Gláucia














Mais um encontro, outro momento com os cursistas aconteceu no dia 16 de maio (sábado), nas dependências da Escola Municipal “Guiomar de Campos Miranda”.
Nessa oficina, as reflexões foram direcionadas para o estudo realizado nas unidades 9 e 10 do TP 3, Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado e trabalhando com gêneros textuais.
Nesse primeiro contato, houve a acolhida e assim, damos início à leitura de uma mensagem que nos passa a idéia da importância da união de todos para se atingir um objetivo, principalmente na educação: “Seja uma ponte”.
Realizamos a “Dinâmica do Barbante”, e todos relataram com reflexões os Marcos Profissionais importantes em suas vidas. Foram emocionantes os relatos vivenciados na socialização.
Daí, a leitura e reflexões voltadas para o texto “O papel da educação” de Rubens Alves. Alguns se posicionaram e foi vivenciado um repensar das práticas.
Antes da socialização da prática, aplicamos à dinâmica: “Reconhecendo Intuitivamente Gêneros Textuais, em que houve a percepção de que todos temos uma certa competência sociocomunicativa e que, através dela, aprendemos a identificar os diferentes gêneros textuais.
A partir desse momento, se deu a socialização do relatório reflexivo (acertos, dificuldades e sugestões nas transposições didáticas, aplicação do avançando na prática). Os cursistas apresentaram seus relatos de forma oral, registro escrito através dos relatórios, fotos e algumas atividades dos alunos, sempre orientados para trazer de todos os níveis de aprendizagem.
Uma cursista, a partir do tema trabalho proporcionou a seus alunos o contato com diferentes gêneros com o mesmo tema, e a partir disso, a elaboração de um texto. Observou e analisou os pontos a melhorar, mas salienta o interesse dos alunos. Outros cursistas desenvolveram a atividade da biografia, destacaram as dificuldades enfrentadas, a maioria em relação à escrita de sua própria história de vida em terceira pessoa. Nas falas, alguns se posicionaram dizendo o seguinte: O aperfeiçoamento dos professores no Gestar, está promovendo aos profissionais de Língua Portuguesa, oportunidades e subsídios para um trabalho mais criativo e menos cansativo. Outros planejaram a atividade com a fábula “A cigarra e a formiga”. A cigarra boa e a formiga má, abordando o conceito de trabalho com várias perguntas: O que é trabalho? Como podemos classificar os diferentes tipos de trabalho, discutiram-se alguns conceitos, até dentro da filosofia. Houve debates, puderam ampliar a idéia inicial e finalizando, a produção escrita. Alguns professores planejaram trabalhar com a classificação dos gêneros textuais. Disseram que foi uma atividade que prendeu muito a atenção dos alunos, mas que encontraram algumas dificuldades, principalmente na questão do número de alunos por turma, mas que está valendo a pena estar nessa formação e aplicando teoria/prática o tempo todo.
Foi destacada por mim a importância do planejamento para qualquer atividade que propomos a realizar com nossos alunos.
Retomamos os conceitos trazidos no estudo das unidades em foco, é claro que há a necessidade de aprofundamento sempre, principalmente porque o estudo sobre gêneros textuais, não é fechado, há muito a refletir e a descobrir.
Houve também um momento para orientações sobre a produção do Portifólio e do Blog, que é uma das formas de avaliação do programa e estamos sendo orientados a produzir.
Finalizando a oficina, fizemos a avaliação e foram dados encaminhamentos para o estudos das próximas unidades, 11 e 12 do TP 3. (Os tipos textuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário