segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TP 6 unidades 23 e 24 - Oficinas e práticas

Formadora: Erenil Oliveira Magalhães
Barra do Bugres – MT – Pólo: Tangará da Serra
Data: 26/09/2009

Um olhar sobre a produção de texto: Revisão e edição, o texto literário

Mais uma etapa, nosso encontro na oficina, momento de encontro entre educadores comprometidos com o ensino – aprendizagem de seus alunos e que não medem esforços na busca de seu aperfeiçoamento profissional. E nessa busca, os cursistas se fazem presente com muito entusiasmo e dedicação, a cada encontro, nas oficinas de formação continuada do Gestar II – em Língua Portuguesa.
Na perspectiva de que o ensino deve levar o aluno a se envolver em práticas sociais de leitura e escrita, iniciamos nossas reflexões retomando o conceito de letramento, trazendo para à discussão, alguns pontos abordados por Magda Soares, para em seguida, dar sequência às questões relacionadas à produção de texto, que nesse momento será direcionado à revisão e edição e à importância do texto literário nas práticas do trabalho com o texto.
O estudo das unidades 23 e 24 da TP traz reflexões sobre o processo de produção textual: revisão e edição no processo ensino – aprendizagem dessas etapas de produção textual. Pergunta-se que estratégias devem ser adotadas para contribuir da melhor forma na produção dos alunos.
Outro aspecto dessas unidades é a abordagem sobre o texto literário: a literatura para adolescentes, e o material do programa destaca sua importância no contexto escolar. Uma observação pertinente trazida pela TP é a seguinte: “se, na nossa interação com o mundo, vários tipos de textos são importantes, pelo seu uso prático, o texto literário é fundamental por um motivo inverso”.
Partimos primeiro dos objetivos dos estudos propostos para esse momento do curso. Retomamos atividades da TP em slide no data show e procuramos criar um clima de diálogo entre formadora e cursistas. Foi bem destacada a importância da revisão, que, segundo a TP, é uma das etapas da produção que requer mais esforço para ser aprendida e utilizada. Ainda, que o aluno, na construção de seu texto, possa atingir seus objetivos, considerando o gênero, o suporte, os possíveis leitores e o assunto, e que o processo de edição, seja uma última verificação antes da finalização do texto.
Após alguns questionamentos e momentos de reflexão, passamos à socialização das atividades do avançando na prática. Alguns cursistas planejaram aplicar a atividade da página 141, sobre o uso de gírias passando por todas as etapas de produção textual, até o momento da edição. Nesta atividade, quero registrar uma fala do professor Valdeire, quando ele se posiciona dizendo o seguinte: “se antes da formação continuada do Gestar ll, já pensava no quanto é eficaz um trabalho de língua portuguesa voltado para a produção textual, hoje essa minha visão está muito mais fortalecida”. Professor Valdeire não planeja e aplica as atividades do avançando como sendo uma obrigação para depois socializar nos momentos de oficina, mas porque realmente concorda que o caminho é este. E além daquela, solicitada como atividade de avaliação, sempre procura aplicar outras, por acreditar que realmente vale a pena essa forma de trabalhar.
Também na atividade sobre o uso das gírias, a professora Eunice trouxe a produção de texto para produção de quadrinhos utilizando - se da linguagem da gíria, também passando por todas as etapas de produção textual. É uma professora que se empolga e se dedica muito no que faz e cada oficina, traz relatos muito ricos, com isso contribui para o crescimento do grupo.
Ainda houve aplicação da atividade das páginas 178 e 179, a idéia era que o aluno tivesse contato com alguns livros, que folheassem individualmente e em grupos, o professor cita alguns livros e os incentiva a trazê – los para a escola, e fazer a leitura desses em casa. Essas leituras seriam socializadas na roda de leitura com a motivação constante do professor. Nessa atividade, professora Sueele, além de percorrer toda uma sequência de produção, levou sua turma ao laboratório de informática para que produzissem pequenas sínteses de tudo que vivenciaram nessas trocas. Segundo a professora foi muito produtiva essa finalização.
Outro momento dessa oficina, foi destacar mais uma vez a importância das sequências didáticas, e por isso, trouxe para o grupo o planejamento de algumas dessas sequências, tanto o planejamento, quanto a abordagem teórica sobre a importância dessas. Tudo isso, com o objetivo de tornar mais claro a abordagem e colaborar com o grupo de cursistas.
Encaminhamos as atividades para um outro momento dessa oficina: apresentar a sugestão de livros que podem ser trabalhados com seus alunos, imaginando a melhor forma de motivar os alunos para a leitura e preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda, e nessa socialização será avaliada as estratégias usadas pelo grupo.
Encerrando nossa oficina, para descontrair um pouco, apresentei em slide algumas formas de correção completamente absurdas, mas que, com certeza, acontecem em algumas de nossas escolas, tudo em forma de humor para não ocorrer constrangimentos. Outra apresentação foi “Por que o frango cruzou a estrada”, isso na visão de alguns ilustres e ainda o slide “o professor sapo”. E finalmente, passamos às orientações gerais para as próximas atividades e oficina.






































































































Um comentário:

  1. Parabéns a todos os colegas de curso. Parabéns a você profª formadora Erenil, que desempenhou seu papel brilhantemente com muita dedicação, competência e amor. Realmente você é o que está descrito em seu perfil deste blog.
    Foi muito bom tem tido oportunidade de usufluir e partilhar de seus conhecimentos da área de linguagem e também de sua amizade, espero ter outras oportunidades como o Gestar, que nos faz crescer não só no profissional mas também no pessoal.

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