Barra do Bugres-MT Pólo: Tangará da Serra
Data: 16/05
Professores cursistas passeando pelos diferentes Gêneros textuais:
Professores Cursitas: Sueele, Valdeire e Delker
Professores Cursitas: Eunice e Dirce
Professores Cursistas: Suely, Núbia e Robson
Professores Cursistas: Rosevânea e Josiane
Professores Cursistas: Dirce e Gláucia
Nessa oficina, as reflexões foram direcionadas para o estudo realizado nas unidades 9 e 10 do TP 3, Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado e trabalhando com gêneros textuais.
Nesse primeiro contato, houve a acolhida e assim, damos início à leitura de uma mensagem que nos passa a idéia da importância da união de todos para se atingir um objetivo, principalmente na educação: “Seja uma ponte”.
Realizamos a “Dinâmica do Barbante”, e todos relataram com reflexões os Marcos Profissionais importantes em suas vidas. Foram emocionantes os relatos vivenciados na socialização.
Daí, a leitura e reflexões voltadas para o texto “O papel da educação” de Rubens Alves. Alguns se posicionaram e foi vivenciado um repensar das práticas.
Antes da socialização da prática, aplicamos à dinâmica: “Reconhecendo Intuitivamente Gêneros Textuais, em que houve a percepção de que todos temos uma certa competência sociocomunicativa e que, através dela, aprendemos a identificar os diferentes gêneros textuais.
A partir desse momento, se deu a socialização do relatório reflexivo (acertos, dificuldades e sugestões nas transposições didáticas, aplicação do avançando na prática). Os cursistas apresentaram seus relatos de forma oral, registro escrito através dos relatórios, fotos e algumas atividades dos alunos, sempre orientados para trazer de todos os níveis de aprendizagem.
Uma cursista, a partir do tema trabalho proporcionou a seus alunos o contato com diferentes gêneros com o mesmo tema, e a partir disso, a elaboração de um texto. Observou e analisou os pontos a melhorar, mas salienta o interesse dos alunos. Outros cursistas desenvolveram a atividade da biografia, destacaram as dificuldades enfrentadas, a maioria em relação à escrita de sua própria história de vida em terceira pessoa. Nas falas, alguns se posicionaram dizendo o seguinte: O aperfeiçoamento dos professores no Gestar, está promovendo aos profissionais de Língua Portuguesa, oportunidades e subsídios para um trabalho mais criativo e menos cansativo. Outros planejaram a atividade com a fábula “A cigarra e a formiga”. A cigarra boa e a formiga má, abordando o conceito de trabalho com várias perguntas: O que é trabalho? Como podemos classificar os diferentes tipos de trabalho, discutiram-se alguns conceitos, até dentro da filosofia. Houve debates, puderam ampliar a idéia inicial e finalizando, a produção escrita. Alguns professores planejaram trabalhar com a classificação dos gêneros textuais. Disseram que foi uma atividade que prendeu muito a atenção dos alunos, mas que encontraram algumas dificuldades, principalmente na questão do número de alunos por turma, mas que está valendo a pena estar nessa formação e aplicando teoria/prática o tempo todo.
Foi destacada por mim a importância do planejamento para qualquer atividade que propomos a realizar com nossos alunos.
Retomamos os conceitos trazidos no estudo das unidades em foco, é claro que há a necessidade de aprofundamento sempre, principalmente porque o estudo sobre gêneros textuais, não é fechado, há muito a refletir e a descobrir.
Houve também um momento para orientações sobre a produção do Portifólio e do Blog, que é uma das formas de avaliação do programa e estamos sendo orientados a produzir.
Finalizando a oficina, fizemos a avaliação e foram dados encaminhamentos para o estudos das próximas unidades, 11 e 12 do TP 3. (Os tipos textuais).